domingo, 18 de janeiro de 2015

RECICLE

Bom dia! :)

Já tomou seu café da manhã? E o que foi que você comeu? Quem sabe um pouquinho de café e torradas ou uma fruta com cereais? Que delícia, né!?
Agora... E sobre o que restou, como você se livrou? E se eu disser que quase todo o "resto" pode não ser lixo? Vamos falar sobre reciclagem e como contribuir com ela.



Há um tempo, li sobre uma moça chamada Lauren Nicole Singer (23 anos), que foi capaz de chegar ao "lixo zero". Para entendermos esse feito, vou registrar algumas informações trágicas da nossa realidade atual: Cada brasileiro produz cerca de 279kg de lixo anualmente; Se multiplicarmos esse numero pela população brasileira, são MAIS DE 76 MILHÕES DE TONALADAS DE LIXO POR ANO. A nova iorquina Lauren praticamente não produz lixo (o que ela produz em dois anos cabe dentro de um pequeno pote de vidro. Mas como ela consegue? É trabalhoso, quebra vícios e manias que alimentamos durante toda a vida, mas não é tão difícil... Basta colocar a sustentabilidade na frente do comodismo e da preguiça. Vamos lá? :)

 - Quando você for às compras, leve sempre uma sacola daquelas grandonas de pano (ou de material orgânico), sabe? Evitar o consumo de sacolas plásticas já é um avanço enorme. Talvez você esqueça na primeira ou segunda vez, mas na terceira você já lembrará (experiência própria).
 - Procure frequentar mercados e outros estabelecimentos que te ofereçam a venda de grãos à granel, dessa forma, além de economizar, você ainda estará colaborando com a sustentabilidade por não consumir embalagens (você pode levar potinhos de vidros, eu tenho os meus em casa e sempre os carrego comigo em dias de compra).
 - Evite, a todo custo, comprar garrafinhas de plástico de agua, por exemplo. Ou qualquer outro tipo de embalagens. Leve a sua garrafinha com você e encha sempre que precisar.
 - Sou suspeita pra falar (vegana, né? hahaha), mas o consumo de carne está muito ligado com a sustentabilidade. No processo de produção de meio quilo de carne, são gastos cerca de 7000 litros de agua... Juro, não é exagero!
 

Mas e as embalagens de produtos que são indispensáveis e não são encontrados a venda fora delas (xampu, condicionador, pasta de dente, creme hidratante, etc)? Com o tempo, você descobre que essas compras não são tão indispensáveis assim, tudo pode ser feito em casa. Exemplo: para fazer a pasta de dente, use duas colheres de sopa de óleo de coco, uma colher de chá de bicarbonato de sódio, 20 gotinhas de essência de menta.. Pronto, só escovar os dentes! Quanto ao xampu, condicionador e creme, também existem receitas caseiras (veja: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/2164-saiba-como-por-que-fazer-produzir-seu-proprio-xampu-condicionador-caseiro-componentes-cabelos-tipos-caspa-sedosos-receita-meio-ambiente-barato-seguro.html ). E, se você não puder com as receitas caseiras por algum motivo, como alergias, existem marcas sustentáveis disponíveis que tem o mesmo custo de marcas já consagradas e famosas no mercado (veja: http://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/xampus-e-condicionadores-sustentaveis-fazem-a). E pra tudo é assim, há receitas caseiras e alternativas sustentáveis ( basta pesquisar... a internet ta aí pra isso, né?). cada um fazendo um pouco, esses 76 milhões de toneladas de lixo podem se tornar, futuramente, apenas uma lembrança ruim :)

Se quiserem conhecer a Lauren, seguem o link do blog dela e o link de uma matéria do Fantástico entrevistando essa linda :
 - Blog - http://www.mindbodygreen.com/0-16168/i-havent-made-any-trash-in-2-years-heres-what-my-life-is-like.html
 - Matéria fantástico - http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/12/jovem-americana-produz-lixo-que-cabe-dentro-de-pote-em-dois-anos.html

Nem todo mundo consegue se desapegar tão facilmente de hábitos e vícios. Então, para o período de transição para a nova vida sustentável, ficam algumas dicas de como separar o lixo doméstico para a reciclagem.
Vamos nos lembrar, sempre, da regra dos três erres: reduzir, reutilizar e reciclar.

Existem tipos de lixo. Eles são:

 * Lixo Reciclável: Vidros, plásticos, metais e papéis.

 * Lixo Orgânico: Restos de alimentos, cascas de frutas, folhas e galhos.

 * Lixo Seco: Papel, papelão, vidros, plásticos, latas, embalagens longa vida (leite de sucos -lembre que as tampinhas são de plástico e devem ser separadas).

Todo tipo de embalagem deve ser lavada antes de ser jogada fora enviada para a reciclagem. Embalagens de vidros devem ter uma proteção especial para não causarem acidentes durante o transporte - e vidros de embalagens não devem ser misturados com vidros chamados panos, isso é, de janelas ou espelhos.

 * Rejeitos do Lixo Orgânico: restos de comida temperada ou cozida, esterco de animais domésticos, madeiras envernizadas ou pintadas, plásticos, papéis coloridos ou plastificados, cinzas de cigarro, restos de carne, vidro, metal, óleo, tintas e produtos que passaram por tratamentos químicos.

 * Rejeitos do Lixo Em Geral: Papel higiênico, lenços de papel, curativos, fraldas descartáveis, absorventes, preservativos, pilhas, eletrônicos.


A reciclagem é ainda mais importante do que parece. Ela é importante para a redução do impacto sobre o meio ambiente: diminui a retirada de matéria-prima da natureza, gera economia de agua e de energia e reduz a disposição inadequada do lixo.


CURIOSIDADES:

  • A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas.

  • Cerca de 100 mil pessoas no Brasil vivem exclusivamente de coletar latas de alumínio e recebem em média três salários mínimos mensais, segundo a Associação Brasileira do Alumínio.

  • Uma tonelada de papel reciclado economiza 10mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas.

  • Cada 100 toneladas de plástico reciclado economizam 1 tonelada de petróleo.

  • Um quilo de vidro quebrado faz 1kg de vidro novo e pode ser infinitamente reciclado.

  • O lacre da latinha não vale mais e não deve ser vendido separadamente. As empresas reciclam a lata com ou sem o lacre. Isso porque o anel é pequeno e pode se perder durante o transporte.

  • Para produzir 1 tonelada de papel é preciso 100 mil litros de água e 5 mil KW de energia. Para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados apenas 2 mil litros de água e 50% da energia.

  • Cada 100 toneladas de plástico economizam uma tonelada de petróleo.

  • O vidro pode ser infinitamente reciclado.
E aí é assim que a gente muda e o mundo muda com a gente. Um pouquinho de atenção e cuidado com o meio ambiente é obrigação né?! ;) Não estamos fazendo um favor a ninguém, é algo para nós mesmos!
Até mais!

Beijocas :3

Fontes:
- http://www.vidasustentavel.net/reciclagem/como-separar-o-lixo-domestico-para-reciclagem/
- http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo
- http://ambiente.hsw.uol.com.br/como-separar-o-lixo1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário